Sala coworking LIV Colife

Viver num coliving: prós e contras

Sabes o que é coliving?

Viver num coliving é a opção de alojamento preferida dos jovens empreendedores, estudantes de pós-graduação e nómadas digitais. Acima de tudo, porque permite conhecer mais pessoas com ideais e interesses semelhantes, o que aumenta a sua motivação pessoal e facilita a criação de ligações interpessoais, que podem evoluir para amizades duradouras.

O conceito de coliving ficou mais popular na última década, pois oferece a possibilidade de ter acesso a um alojamento privado e ao mesmo tempo, espaços partilhados como o coworking, que facilitam a socialização.

Além disso, o conceito de coliving provou trazer grandes benefícios em termos de bem-estar social, mental e económico. Se ainda não conheces os prós e contras do coliving, aqui fica tudo o que precisas de saber.

Prós de morar num coliving

Preços acessíveis

Uma das vantagens de morar num coliving são, sem dúvida, os preços acessíveis. Para quem está a começar a construir a sua carreira ou negócio, pagar o aluguer de um apartamento pode ser uma despesa elevada para a carteira. Especialmente quando estão numa cidade nova para oportunidades de estudo ou crescimento profissional.

Enquanto os jovens lançam as bases do seu empreendedorismo, terminam os seus estudos e alcançam uma situação financeira estável, o coliving é a opção de alojamento mais confortável e conveniente. Isso não só permite que economizem, mas também que apliquem o seu dinheiro noutras causas que contribuem para o seu bem-estar geral.

Sentido de comunidade

O Coliving permite diminuir a saudade de um lugar ao qual pertencer. Ao fazer parte de uma comunidade formada por pessoas semelhantes a ti, o sentimento de solidão será escasso e irás sentir-te compreendido e aceite.

Sentires-te valorizado e confortável a nível social também reduz os sintomas de ansiedade e isolamento. Portanto, o sentido de comunidade que prevalece no coliving tem um efeito positivo na tua saúde mental e bem-estar emocional.

Mais energia criativa

Os espaços de coworking e co-living dão às pessoas mais energia criativa para realizar as suas tarefas e trabalhos. Além disso, a inspiração é maior quando estás rodeado de outras pessoas criativas, o que gera um maior nível de produtividade pessoal.

O Coliving, por ter espaços que estimulam o encontro e a conversa, cria o ambiente perfeito para trocas criativas e trabalhos colaborativos. Da mesma forma, o coliving torna-se o espaço para conhecer o fluxo de trabalho e os processos criativos uns dos outros. Isso irá dar-te a oportunidade de aprenderes com os outros e otimizar os teus próprios processos.

Concluindo, a possibilidade de potencializar o sucesso e partilhar ideias com outras pessoas apaixonadas pelo que fazem é a razão pela qual muitos optam por viver em coliving.

Gestão de tempo

Viver num coliving também te pode ajudar a economizar o tempo. Enquanto algumas pessoas gastam até 30 minutos para chegar ao escritório ou ao seu espaço de coworking, aqueles que vivem num coliving têm a sorte de ter espaços de coworking a uma curta distância e mesas individuais nos seus quartos.

Adaptar os espaços de trabalho e estudo facilitará o teu estilo de vida, pois terás a oportunidade de descansar e focar-te nos teus projetos pessoais de perto. Poderás até retomar o teu trabalho rapidamente após o almoço, descansar ou tirar uma soneca.

A curto prazo, verás como a tua produtividade aumenta e como podes aproveitar ao máximo o teu tempo. A longo prazo, o teu nível de produtividade e a boa gestão do tempo contribuirão para a tua autoconfiança e para uma melhor valorização das tuas próprias capacidades.

Contras de coliving

Pronto para dividir o espaço?

Para viveres num coliving, deves estar disposto a partilhar determinados espaços, como cozinha, sala de jantar e sala de estar. Se te sentes desconfortável com essa ideia, podes não ter uma boa experiência e esse estilo de vida pode não ser adequado para ti. Esse é o caso mais frequente em instalações de coabitação que oferecem apenas alojamento partilhado e não oferecem outras opções de alojamento para os seus habitantes.

Felizmente, no LIV CoLife, oferecemos não só alojamento partilhado, mas também alojamento individual. Neste tipo de alojamento, terás um quarto privado totalmente equipado, pelo que terás a liberdade de conhecer outras pessoas sempre que quiseres. Os espaços partilhados serão apenas as áreas comuns do edifício como sala de convívio, espaço de coworking e cozinha social.

Estes alojamentos individuais são pensados especialmente para quem quer ter mais privacidade e ao mesmo tempo fazer parte de uma comunidade que partilha dos mesmos valores e ideais. Se és um deles, o LIV CoLife no Porto será a melhor alternativa para ti. Agora que já conheces os prós e contras, estás pronto para viveres num coliving?

Destacados

Artículos relacionados