Coworking LIV CoLife

7 regras de convivência num coliving

Num coliving, como em todas os alojamentos, existem regras de convivência que garantem a harmonia no edifício e a qualidade de vida dos residentes. As regras de convivência são particularmente importantes porque ajudam a manter um ambiente controlado e agradável para todos.

Quando te mudas para um coliving, os administradores irão dizer-te certamente quais as regras que deves seguir. No entanto, se tem curiosidades e já te pergunta se as regras de convivência são rigorosas ou permissivas, nós contamos-te tudo.

Na sua essência, estas regras não são difíceis de seguir nem implicam um incómodo na vida quotidiana dos residnetes. São, na verdade, recomendações que todos devem seguir para manter um ambiente harmonioso e confortável.

Quais são as regras de convivência num coliving?

Evitar fazer ruídos altos

Num coliving, é possível que alguns residentes estejam a dormir, a descansar e outros a trabalhar, pelo que é importante evitar fazer ruídos altos. Não incomodar com música alta e evitar festas, mesmo entre as mesmas pessoas do edifício, são regras básicas de convivência num coliving.

Imagina o quão irritante seria estares a trabalhar ou a estudares no teu quarto e ouvir música vinda do quarto ao lado. Ou o som de uma televisão ligada muito alto porque o teu colega do lado está a ver um filme como se estivesse num cinema.

Os sons perturbadores podem transformar um ambiente calmo num espaço perturbador e desagradável e devem ser evitados a todo o custo.

Avisar as visitas

As visitas devem ser notificadas tanto à direção do coliving como ao teu colega de quarto, se o tiveres. Desta forma, a administração autoriza a entrada do teu convidado e o teu companheiro de quarto não se sentirá incomodado com uma visita surpresa.

Esta regra de coabitação, para além de poupar ao teu convidado e a todos os envolvidos um mau momento, visa também preservar a segurança de todos. Imagina o quão inseguro e desorganizado poderia ser o edifício se todos pudessem entrar com estranhos de forma descontrolada.

Cuidar dos espaços comuns

Um coliving, para além de ter estúdios e quartos, tem também espaços de coworking, uma cozinha social e uma sala de estar. Cada sala está equipada com mobiliário e electrodomésticos, como cadeiras, mesas, sofás, placas de indução, forno, entre outros.

É obrigação dos convidados fazer bom uso desses espaços, bem como dos móveis e objectos que os compõem. Deste modo, todos poderão usufruir do conforto de viver em conjunto.

Não são permitidos animais de estimação

Embora os animais de estimação sejam adoráveis e uma excelente companhia, num coliving, os animais de estimação não são permitidos. A principal razão está relacionada com a regra anterior e é que os animais de estimação tendem a ser brincalhões e podem danificar a mobília e causar incómodo aos residentes.

Deve também ter-se em conta que os animais de estimação, especialmente os cães, fazem ruídos que podem incomodar os outros. Além disso, se não forem bem comportados, podem fazer as suas necessidades em qualquer parte do quarto ou nas áreas comuns do edifício.

Em geral, pode dizer-se que um coliving não é o local adequado para ter animais de estimação. Os espaços não estão adaptados para eles, nem os residentes querem viver com animais de estimação.

Manter os espaços comuns arrumados

Ao utilizar os espaços comuns, como a sala de estar, a área de coworking ou a cozinha social, é importante que te responsabilizes por qualquer desarrumação que faças. Embora o edifício disponha de um serviço de limpeza, deixar as áreas comuns desorganizadas significa incomodar os outros residentes.

Por conseguinte, como sinal de respeito e consideração por aqueles que utilizarão os espaços depois de ti, é necessário que deixes o espaço tão arrumado como o encontraste. A boa convivência nos espaços comuns depende, em grande parte, dos próprios residentes.

Sem festas

As festas são o tipo de evento que mais barulho e perturbação causam em espaços residenciais, por isso, num coliving, as festas são proibidas. É importante esclarecer que estamos a referir-nos às típicas festas com convidados de fora do edifício, música alta e muito barulho.

Estes eventos geram muito desconforto para os outros residentes que estão a tentar descansar ou trabalhar na paz e tranquilidade do seu quarto. Por outro lado, as reuniões entre colegas do edifício são permitidas, desde que se realizem nas áreas comuns durante o dia, se mantenha a ordem e não se gerem ruídos perturbadores.

Por exemplo, uma boa reunião na cozinha social à hora do almoço ou do jantar é sempre bem-vinda. O mesmo se aplica às reuniões no espaço de coworking ou na sala de estar partilhada.

Em suma, as regras de convivência num coliving não são difíceis de cumprir nem incómodas. Pelo contrário, são simples e permitem manter diariamente a ordem e a harmonia no edifício.

Destacados

Artículos relacionados